Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

Conheça Laguna

Localizada a 120Km de Florianópolis capital do estado de Santa Catarina, abriga uma população estimada em 70 mil habitantes. Fundada em 1676 por bandeirantes vicentistas sob a liderança de Domingos de Britto Peixoto e seus filhos Sebastião e Francisco de Britto, foi definida como último porto meridional seguro que apresenta garantia de abrigo a navegação costeira

Em 1494, Laguna serviu de referência ao Tratado de Tordesilhas, acordo entre os poderosos, Portugal e Espanha, que dividiram em fatias seus interesses expansionistas. Portugal, ao contrário do que previa o acordo, pretendia instalar-se na margem esquerda do Rio do Prata, passando assim a se integrar ao comércio da região.

Possui inúmeras praias, sendo muito procuradas para esportes náuticos, uma das mais famosas é a praia do Mar Grosso, que possui uma infra-estrutura com hotéis de nível internacional para atender ao turista que cresce cada dia mais em busca de tranqüilidade e belezas naturais.

A Praia do Iró conhecida pela beleza de suas pedras vermelhas que adentram o mar, separa o Mar Grosso da Praia do Gi, cuja atração maior é a Pedra do Frade, monumento megalítico com 9m de altura e 5m de diâmetro, cujo formato não se sabe se foi talhado pela natureza ou se esculpido por civilizações antigas. Esta lá desafiando a lei da gravidade.

As praias da Galheta, Tereza, Gravatá, Itapirubá, Praia do Sol e finalmente a Praia do Farol completam o visual de Laguna com muita beleza. As praias da Galheta, Tereza, Gravatá, Itapirubá, Praia do Sol e finalmente a Praia do Farol completam o visual de Laguna com muita beleza.

O carnaval de Laguna começou com o famoso "Zé Pereira", que constava de um bumbo, uma caixa e um par de pratos. Logo após, fundaram-se as sociedades carnavalescas como Tenentes do Diabo, Guaranis, e outros. A partir daí, Laguna teve sua época de ouro no Carnaval, com desfiles de carros de mutação e alegóricos, paradas militares, etc.

Hoje o carnaval de Laguna além dos desfiles de escolas de samba e blocos, conta com shows de trios elétricos baianos na Praia do Mar Grosso, onde se reúne a maior concentração de pessoas. O público dos últimos carnavais foi de aproximadamente 100.000 pessoas.